terça-feira, 27 de setembro de 2011

Entrevista com Edvaldo Salvador

Entrevistado: Edvaldo Salvador
Acadêmica: Jessica Cardoso Borges
Edvaldo Salvador leciona no Colégio Estadual João Caribé no ensino fundamental da 5º a 8º série e ensino médio do 1º ao 3º ano, Educação Artística e Artes, formado pela Universidade Católica do Salvador, licenciatura plena, fez pós-graduação em planejamento do ensino superior, “Latu- sensu”, Olga Metting, Faculdade de Educação Artista Plástico.


Objetivo maior dessa entrevista é demonstrar a opinião do Ilustre professor acima mencionado, sobre a arte e sua importância no contexto social, jurídico, cultural, intelectual e político, abordando tais pontos de acordo com a realidade da nação brasileira.

1- A Arte é valorizada na Bahia?
R- Sim! Não podemos, ou melhor, não devemos dizer que não. Ainda há muita gente intelectual, talentosa, estudiosa e sensível que sente o que e fazer e viver da arte na Bahia, e que é preciso muitas conquistas e desafios para sobreviver do que faz. Porque a arte tem que ter um público fiel, seja para quem for que goste das artes visuais, da dança, da musica, do teatro, da poesia ou cinema. No entanto, o artista tem que vencer desafios, ou seja, sair da Bahia ser reconhecido para então aqui ser bem visto e sucedido, aí desperta os interesses da mídia e do sistema. Aqui costuma valorizar o que vem de fora já pronto, por isso que eu acho que ainda falta neste sentido mais incentivo e apoio aos artistas e as artes na nossa terra.
2- A Arte seria uma forma de efetivação da democracia?
R- Na verdade a democracia é um estado de direito, é inconstitucional a privação desse direito, então eu acho que para a democracia ser efetivada melhor do que a arte como a alma e a essência para ser melhor também compreendida.
3- você consegue enxergar alguma relação entre Direito e Arte?
R- Devidamente que sim, queria iniciar pelo símbolo representado numa balança, as palavras ditas no juramento, a literatura bíblica como doutrina religiosa, “jura falar a verdade, somente a verdade nada mais que a verdade em nome de Deus”, é um exemplo além das palavras e teorias dos grandes pensadores e filósofos, artistas que perpetuam até hoje. Um advogado que tem o dom de persuasão, o domínio no conhecimento da Lei além de ser um artista na arte de interpretar, já é ponto culminante para sensibilizar uma platéia ou ate convencer um magistrado, é a arte e o direito vou inventar “DRAMATUARTE”. 
4- O que significa exercer cidadania?
R- olha, o cidadão é aquele individuo que sabe quais são e que reconhece os seus direitos e deveres. É um individuo esclarecido, instruído e consciente e que entende que reivindicar seus direitos não é agir com violência, nem criar motivos nem tumultos ao reconhecer que seus direitos foram violados, mais buscar através de informações e pacificamente o amparo da lei para que seja aplicada, aí exercer a cidadania.
5- Pra você o que é Direito?
R- No art. 5º da constituição dos direitos e deveres individuais e coletivos diz:
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade de direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade, nos termos dos art. Item I ao LXXVII desta constituição dos direitos e garantias fundamentais. Em resumo, são leis e normas que regem um estado um país.
6- O que é Arte?
R- A arte é entendida como atividade humana ligada a manifestação de ordem estética feito por artistas a partir de percepção, emoções e idéias com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um significado único e diferente para cada obra de arte.
A definição de arte varia de acordo com a época e a cultura, podendo ser separada ou não em arte rupestre, como é entendida hoje na civilização ocidental, do artesanato, da religião, da ciência, da técnica, no sentido tecnológico.

Jessica cardoso Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário