quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Faculdade São Salvador abre tarde de sábado em “Diálogos com Direito”.

No dia 27 de agosto do ano corrente, os alunos do curso de Direito da Faculdade São Salvador lotaram o auditório Profº Wilson Sardinha, para assistir o Seminário Diálogos com Direto com a temática – Direito, Arte e Cidadania. Estiveram presentes os palestrantes: Miriam Coutinho Alves, advogada e escritora, Gabriel Valois, Gerente do ECAD, e o professor da Instituição, Cleidivaldo Sacramento. A organização e realização ficaram por conta dos professores, Rúbia Almeida, Vivian Antonino e Renato Salles, Coordenador do Curso.
O evento iniciou-se com a palavra do Coordenador da Faculdade, o Professor Gilberto Martins, que discorreu um breve comentário sobre o crescimento da Faculdade e parabenizou os alunos pela presença, dando as boas vindas, inclusive, aos calouros. “Espero que esse assunto sirva para vocês questionarem em sala de aula e cobrem dos seus professores”, aconselhou ele. Ao finalizar, pediu para que tocasse o Hino Nacional, mas como o som teve um “falha nossa”, o professor conseguiu fazer uma improviso com a platéia, arrancando aplausos.
O primeiro a palestrar foi o Gerente do ECAD (Escritório de Arrecadação e Distribuição), Gabriel Valois, que discutiu o “Papel do ECAD no Direito Autoral” e ressaltou que o direito autoral não está exclusivamente para a música, e sim para todas as áreas artísticas, como: desenho, fotografia, artes plásticas, audiovisual. Deixou um recado para os futuros advogados: “a Bahia tem um mercado muito carente em Advogados na área de Direitos Autorais, então fica essa dica para vocês”.
Em seguida, foi a vez da advogada e escritora Miriam Coutinho Alves, abordando como base do seu trabalho a “Relação do Direito e a Leitura”. Afirmou que a literatura é uma narrativa que vai trazer ao Direito um entendimento para a vida. Miriam confessou sua paixão pelas obras da escritora Clarice Lispector, em especial o livro “A paixão segundo GH”, sobre o qual, num breve relato, fez comentários sobre a leitura e a interpretação desta, à luz do Direito. “A literatura transmite através da palavra aquilo que nós somos e aquilo que desejamos ser”, finalizou a Profª Mirian.
Encerrando o seminário, o professor Cleidivaldo Sacramento trouxe o tema “Direito e Cidadania”. Falou que segundo a pensadora Hannah Aredt, cidadania é o direto a ter direitos. Num clima descontraído fez uma viagem pela Grécia Antiga, passando por Vargas, a nova Constituição, voto feminino, direitos trabalhistas, enfim até os dias atuais. E para encerrar, verbalizou: “Vamos construir um direito que é a cidadania”.
Selma Souza – Direito 3º Matutino




Nenhum comentário:

Postar um comentário