domingo, 20 de novembro de 2011

Flor de Lótus


   
"A flor de lótus emerge de águas lodosas para a superfície e quando desabrocha mostra toda a sua beleza e força, abrindo as flores brancas imaculadas  em busca do Sol” (Dalai Lama).



O sistema penitenciário brasileiro está em crise. Ao invés de criar condições estruturais, para que a ressocialização dos penitenciários seja devidamente efetivada, criou uma indústria do crime, desrespeitando a dignidade e os direitos humanos. Apesar disso, há quem, após sofrer abuso sexual, convivência forçada com os criminosos de alta periculosidade em celas superlotadas, falta de higiene e tantas outras humilhações comuns a maioria das penitenciarias do país, fez dessa experiência um aprendizado e hoje vive honestamente. Pessoas que, apesar das circunstâncias, não se deixaram abater e mudaram seus próprios destinos.
Com a filosofia de ressocializar para não reincidir,  inúmeras associações como a Apac que oferecem proteção e assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica aos condenados, vêem tendo excelentes resultados na recuperação dos mesmos. No estado do Ceará, 185 das 514 internas do Instituto Penal Feminino, hoje atuam na indústria da moda, com apoio da Secretaria junto às indústrias. 
A Fadiva faculdade de direito de Varginha-MG, buscando uma maior  integração da instituição junto a sociedade local criou um projeto voltado para atendimento à população carcerária da cidade de Varginha e região, baseado em visitas à Penitenciária de Três Corações e o Presídio de Varginha, beneficiando, assim, não apenas aos carcerários mas também aos estudantes, que encontram nesta pratica ensinamentos que levam para a suas vidas profissionais.
Mãos que já mataram,  hoje, pintam quadros, escrevem poesias, resgatando a sua dignidade e auto-estima através da arte e do trabalho honesto. Projetos de ressocializacão é um investimento no ser  humano e sua capacidade de auto superação. Por isso, apoiemos  trabalhos sociais  nas penitenciárias, pois estes oferecem a chance de uma vida digna àqueles que já não tinham esperança de um futuro melhor.

http://www.lavras24horas.com.br/portal/almgmetodo-apac-e-apontado-como-alternativa-para-o-sistema-prisional/

http://www.fadiva.edu.br/
  
Ana Maria de Oliveira – 3º Semestre de Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário